Mobile Marketing

Quem nunca recebeu uma sms no celular gostou e passou para vários amigos? Quem nunca viu um aplicativo, jogo no celular do amigo e falou: “Quero um desse no meu celular, como faz?” O mundo mobile está cada dia mais interativo, bluetooth, internet, teclado qwert, touch screen são nomes que predominam o vocabulário de adolescentes, jovens e adultos se tratando de celulares. A inversão do conceito CELULAR também mudou antes era: quanto menor mais bonito; hoje é: quanto maior mais recurso. O objeto que era usado apenas para atender e receber ligação tornou-se um controlador da vida alheia, despertador, relógio, agenda telefônica, agenda de compromissos, maquina fotográfica e até televisão.

Onde o marketing entra na história? No brasil são 215 milhões de celulares em Mai/11 onde mais de 50% se comunicam através de sms e muitos desses números acessam a internet e baixam constantemente novos aplicativos. Fonte: TELECO

Vamos aos cases:

Segundo o site Mundo do Marketing, a Citroen está usando o Mobile Marketing para ações de CRM: A Citroën já aderiu ao Mobile Marketing ao lançar o programa de Manutenção Preventiva e também agregou mais valor ao seu programa de CRM. A manutenção preventiva é feita através do Iphone e de 94 modelos de celulares, onde os usuários que acessarem o aplicativo da Citroën receberão informações sobre manutenção, concessionárias, entre outros. “A ideia do mobile é focar em todos os públicos e saber o que eles pensam sobre a marca. Pretendemos atingir também quem não é cliente da empresa com esta ferramenta”, diz Edivaldo Mello, executivo de marketing da Citroën responsável pelo CRM e Relacionamento da montadora.

aplicativo para iPhone lançado pela Nivea. Desenvolvido pela agência pontomobi para a marca Nivea Sun, a ferramenta combina informações sobre a proteção da pele durante o verão, informa a temperatura do local onde a pessoa está, os raios de exposição UVA e UVB e identifica o fator de proteção ideal para cada tipo de pele.

Centauro tem treinador mobile
Outra empresa que optou por oferecer serviços para estar mais próxima dos consumidores é a Centauro. A marca lançou o “Treinador Centauro”, aplicativo que faz uma espécie de assessoria esportiva ao consumidor. Por meio da ferramenta, o usuário realiza uma avaliação física e recebe dicas de exercícios, que são intensificados com o passar dos dias.

Os aplicativos estão dominando os celulares e as pessoas não precisam de um computador ou uma tv para saber o que se passa no mundo, até mesmo os bancos já estão com aplicativos para os usuários fazerem suas transações bancarias, cantores e bandas também optaram para o mobile criando aplicativos que o usuário tem acesso a letra de música, vídeos e álbuns de fotos.

Se você interessa em ter aplicativos em seu celular entre no site do se fabricante e veja como utilizar.