Mudança nas regras para sorteios e concursos culturais nas redes sociais.

O assunto do momento que tem deixado alguns xoxial media de cabelo em pé é: PROIBIÇÃO DE SORTEIO E CONCURSOS CULTURAIS NAS REDES SOCIAIS (não gritei, apenas destaquei).

Essa é a tal porcaria, ops, portaria Nº 422/13 disponível no site da Secretaria da Fazenda

Logo quando li a notícia aqui entrei em “desespero” oh céus, oh terra, oh mar… eu amo sortear, amo dar brindes, amo o sorteie.me… Já não bastava as regras do próprio facebook que deviam ser seguidas, agora, apareceu mais ítens que devem ser analisados antes de colocar um sorteio no ar.

No início achei tudo muito confuso, muita especulação, muitos advogados ~especialistas~ em direito digital apareceram “do nada” nos grupos de social media e marketing digital.

O facebook foi sim muito bem usado pelas marcas para se promoverem, principalmente no quesito: sorteio e concurso cultural, que legalmente e tradicionalmente é necessário passar pela Caixa Econômica Federal e outras áreas jurídicas.

Nem tudo está perdido! Achei no blog do colega Ricardo de Paula Mídias Sociais um infográfico bem explicativo do que pode e o que não pode para planejamento das nossas próximas campanhas.

Vejo que algumas empresas que usam o facebook como site oficial terão que criar alternativas (um blog ou parceiros) para criarem os sorteios e concursos culturais.

Na página do Sorteie.me (um dos aplicativos mais usados no facebook e twitter para fazer sorteio) ainda não existe nenhum comunicado oficial sobre as alterações.