Quer empreender? #Sasadicas para começar bem.

A dificuldade de empreender pode depender muito do ponto de vista de cada pessoa. O que é empreender para você? Das respostas mais comuns podemos citar:
– Trabalhar em casa.
– Ser dono do próprio negócio.
– Fazer o que eu amo e ainda ganhar dinheiro por isso.
Entre outras…

Eu sempre acho que a essência de empreender está dentro de cada um, e isso é trabalhado realizado durante a sua trajetória de vida.

Antes de pensar em “empreender” para trabalhar dentro do seu próprio tempo e gerindo o seu negócio, pergunte-se: “eu intra-empreendi?” Enquanto você estava nos seus outros empregos, inclusive aqueles fora da sua área de formação, você empreendeu? Você pensou em novas soluções, ideias, trabalhou em equipe e foi leal ao seu líder?

Na área da comunicação é muito comum encontrar pessoas que só reclamam do mercado, da falta de oportunidade e sempre falam da sua frustração de tentar empreender ou como alguns chamam: abrir um CNPJ.

Conhecendo histórias de outros empreendedores aprendi que não existe receita para o seu negócio dar certo, mas existe formas de não começar errado  e vou dar umas dicas que pode dar certo para o seu futuro como empreendedor:

  • Intra empreenda onde você estiver independente da área que você trabalha hoje,
  • Esteja com pessoas melhores do que você e aprenda com elas,
  • Tenha um líder ou inspiração/referência,
  • Antes de pensar em largar tudo para trabalhar em casa trabalhe o seu branding e/ou seu personal branding,
    Esteja presente em cursos de aperfeiçoamento e palestras (quem não é visto não é lembrado).

O seu sucesso e os novos clientes será consequência de todo o seu esforço e dedicação. Ainda reforço: não saia do seu emprego fixo se você não tiver certeza do que você quer para a sua vida.

Se você já deu esse passo de empreender e abrir o seu próprio negócio, quero deixar de dica alguns artigos e livros sobre produtividade, que é a outra etapa bem difícil do processo.

Livro: 60 estratégias práticas para ganhar mais tempo

Ferramentas:

Evernote

Asana

Todoist