Cansei de ser Social Media

Cansei também das pessoas que acham que a internet inteira gira em cima do Facebook e de pessoas achando que Social Media é só fazer post.

Vamos pra história:
Comecei a trabalhar com a internet logo no ano que estava formando em Publicidade… lá em 2010/2011 eu pegava meu Nokia e fazia vários registros de bandas/artistas, publicava no Youtube (quase ninguém usava), Orkut e criei as contas no Facebook… tudo isso pensando nas pessoas que não foram no evento e gostariam de saber o que aconteceu lá.

Com esse meu simples gesto e jeito de pensar criamos uma ligação muito forte entre os frequentadores daquele pub… todos queriam ver suas fotos nas redes sociais, artistas queriam ver seus videos e compartilhar, etc… Havia ali algo muito mais forte que postagem, era um vínculo emocional. Isso é muito comum hoje, mas naquela época existiam sites exclusivos para postar as fotos das baladas, que logo depois iam para o flogão (vc já teve flogão?) não existia celular com câmera só as câmeras digitais e poucas pessoas tinham.

Desde então meu TCC foi voltado para o Marketing Digital, decidi trabalhar como Social Media / Analista de Mídias Sociais / e vários outros cargos que a função/profissão ganhou desde 2011 pra cá… Naquela época o quesito principal para preencher uma vaga de ‘Analista de Mídias Sociais’ era: ser heavy user de internet, antenado e ter boa redação

Naquela época também, quase todo mundo fazia de tudo um pouco. Ex: quem fazia planejamento era quem fazia redação que era quem deveria fazer SEO que era quem fazia monitoramento e também análises e relatórios… de quebra ainda rolava uma artezinhas…

Hoje as coisas mudaram, um profissional para cada ‘cargo’ (nas empresas maiores principalmente) e muito mais do que saber o que é uma rede social o ‘Social Media’ precisa saber COMUNICAR, TRANSFORMAR E CONECTAR. O que vai muito além de ser heavy user.

Relacionar • Entreter • Saber ouvir • Envolver • Emocionar

O trabalho ‘com redes sociais’ ultrapassou a barreira do ON/OFF, a loja da rua é a mesma loja que está na internet e tudo que a empresa faz é integrado. Se o atendente foi grosso na loja física o cliente vai na rede social reclamar, se o produto comprado pelo e-commerce está com 3 dias de atraso o cliente vai na loja física tentar pegar o produto e também vai na internet reclamar… Hora de entrar em ação o RELACIONAMENTO com o cliente, procurar saber onde está a mercadoria, qual o motivo do atraso e explicar toda a situação para o mesmo, preferencialmente por telefone, algo com mais calor humano e menos robotizado que um email.

Vamos começar a pensar como usuários e não apenas como robôs que precisam fazer post de produto com preço.
Lembrando da amiga Elis Amâncio:

“Não somos postadores de conteúdo, somos estrategistas. Afinal, postar por postar todo mundo posta não é mesmo?”

Por isso eu cansei de ser Social Media. Quero muito mais que postar e ‘formar famosos’ (assunto para um outro post) quero que meus clientes conectem e relacione com seus clientes e sejam muito mais que ‘uma empresa que vende produto/serviço’.

#Sasadica

Você pode relacionar com o seu cliente de diversas formas através de estratégias de conteúdo:

  • Mostrando a utilidade do seu produto de uma forma que as pessoas vão se identificar com alguma situação do dia-a-dia através de vídeos, imagens e textos.
  • Sendo uma fonte de dicas/informação dentro do mercado que o seu produto trabalha sem falar diretamente do seu produto em si.
  • Ajudando as pessoas com perguntas e respostas frequentes mesmo que não seja diretamente relacionado ao seu produto.

Se você está iniciando na profissão de social media/ marketing digital e ainda tem dúvidas comente aqui ou entre em contato comigo e vamos bater um papo 😉

Compartilhe
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  
  •  
  •