A opinião dos outros (conhecidos, desconhecidos, família, etc…) está cada dia mais importante para a tomada de decisão de uma compra de serviço ou produto. Vivemos em um mundo digitalmente transparente, o que uma empresa faz de ruim e as reclamações que ela recebe de clientes não fica escondido por muito tempo.
Empresas/ferramentas como Google Meu Negócio, TripAdvisor, Reclame Aqui e avaliações do Facebook já fazem parte do ‘check’ inicial para pesquisar sobre uma empresa e como anda a sua reputação.
O perfil do comportamento do ‘novo’ consumidor é assim:
A moeda da vez? Relacionamento e Experiência
Marketing, Publicidade e Relações Públicas um mix de profissão/habilidade que as empresas estão em busca para buscar essa diferenciação e posicionamento no mercado.
Vou deixar aqui 5 práticas úteis (não necessariamente em ordem de importância) para você começar a trabalhar as novas ‘moedas’ do mundo do negócio.
- Ter um CRM – cadastro de clientes – onde você consiga saber data de aniversário do seu cliente, qual é o comportamento de consumo dele no seu estabelecimento, data a última compra, taxa de retorno, etc…
- Enviar whatsapp todos os dias para uma lista de pessoas com ‘cardápio do dia’ não é legal… Não seja chato e não faça SPAM (mensagens indesejadas). Envie mensagens somente para as pessoas que QUEIRAM receber suas promoções/cardápios. Faça isso poucas vezes na semana.
- O que o cliente ganha ao escolher você? Além das suas competências é importante você pensar em um ‘plus’ de forma significativa para o seu cliente. Um único momento de prazer inesperado já é uma forma de encantar seu cliente.
- Ponto de atenção na recompra. Em um mundo altamente conectado e inúmeros anúncios em nossas telas a recompra vira o ‘ápice‘ da fidelidade. Mais que um cliente fiel, você ganhou um defensor da sua marca.
- Ouça seu cliente – faça pesquisa de satisfação, ouça o que ele quer/espera de você, pontos que você pode melhorar para que essa relação fique cada vez mais sadia
“…muitos tomam suas decisões seguindo sabedoria de multidões e o boca a boca nunca ficou tão fortalecido.” Trecho do livro “Marketing 4.0
E aí? Como você tem se preparado para este novo consumidor?