Estamos em constante mudança… A nossa rede social favorita de ontem não é a mesma de hoje, estamos abertos a novas experiências, descobrindo ou despertando nossos talentos e nos desdobrando tanto que as vezes ficamos surpresos com o tanto de coisa que conseguimos fazer em 24h.
Quero trazer aqui algumas curiosidades desse nosso novo perfil. Sim, NOSSO! Também somos consumidores/clientes de algo/alguém.
1- O consumidor atual confia em pessoas que nem conhece – Você teria coragem de ir almoçar em um restaurante que só tem 1 estrela nas avaliações? Levamos as avaliações tão a sério que só quem tem coragem vai ‘pagar pra ver’.
2- Como você procura um médico/especialista? Você vai lá no livrinho do seu plano de saúde e escolhe pela localização ou vai no uni-duni-tê? Não! Hoje em dia você posta na sua rede social: “Quero indicação de um dermatologista que atenda o plano X.” Sabe por que isso? Não temos mais tempo de ficar testando, de perder horas em um atendimento PRA VER se a pessoa é boa. Uma indicação é 80% de certeza de que é/talvez bom porque alguém já foi lá pra ver como é.
3- Queremos ser tratados como GENTE – sabemos que a era do chatbot e robôs estão aí… mas as relações PESSOA X PESSOA ainda é a preferida. Quando você liga para o serviço de telefonia nem sempre você tem paciência de conversar com a URA. Você quer logo falar com atendente. A linguagem das empresas precisam ser mais humanas, e empáticas. Como exemplo temos a Magalu, Bia do Bradesco, Nubank, Nat da Natura, etc…
4- Temos uma causa para ser defendida. Para muitos consumidores importa se uma empresa é sustentável, se ela defende uma causa ou se importa com algum grupo de minoria.
5- Consumidores tem voz! A empresa que não ouve o seu cliente é facilmente substituída por outra.
Como consumidor, o que você acrescentaria nessa lista?