E se as redes sociais acabarem? Onde vão te encontrar?

Desde 2011 quando decidi trabalhar com marketing digital uma coisa sempre me deixava com “nó na cuca”: e se as redes sociais acabarem? E se mudar alguma coisa nas configurações? Como ficarão as empresas? Voltaremos a “era” do rádio, impresso e tv? (que também tem seus valores). 
Pois é, o flogão “acabou” – entre aspas porque o site ainda existe e tem várias fotos lá, mas minhas mesmo são de dar medo – Não lembro se na época alguma marca explorou da rede social. 
O Orkut, acabou de verdade. 
O Facebook veio com tudo, deu um boomm em várias empresas, mexeu totalmente com o mercado publicitário, criou novas vozes e linguagens, tomou conta mesmo da internet e é uma das principais redes sociais de “preocupação” de empresas que falam: preciso estar no facebook porque todo mundo está lá. 
Amigo, sinto lhe dizer uma coisa: sua empresa não precisa estar no Facebook e Instagram, sua empresa precisa estar no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest, Vine, Swarm (Foursquare) e em várias outras redes sociais dependendo do seu segmento. 
Mas Samantha, eu preciso estar em TODAS essas redes sociais?? Não! Você precisa estar onde o seu público pode te achar.
Quando comecei a empreender em minha própria empresa de marketing eu vi que estava faltando algo mais integrado, principalmente o ON e OFF, com isso eu comecei a oferecer um serviço mais completo para os clientes com o apoio de excelentes parceiros, mas vou falar sobre isso depois. 😉 
Voltando às redes sociais… Me assusta ver alguns planejamentos e pessoas mandando propostas do tipo: gestão de facebook com 2 post/semana R$XX,XX. E se o facebook acabar hoje? Onde a sua empresa pode ser encontrada? 
Outra coisa que me assusta são as URL’s de sites sendo direcionadas para as fanpages. Por que? Cadê o analytics? Cadê o SEO? Cadê o relatório para saber qual área do seu site é mais acessada? Não faça isso. Tenha o seu próprio site, mesmo que institucional, garanta o registro da sua empresa em um domínio .com.br ou .com que você terá mais um canal de divulgação e relacionamento com o seu cliente e a chance de ser achado no google com uma boa otimização e presença de palavras-chave.
Adianta reclamar do alcance orgânico no facebook? Não. E olha, prepare-se para ouvir as reclamações do alcance no Instagram porque logo logo chegará aqui no Brasil os posts patrocinados e vamos perder toda aquela audiência top que o Instagram tem. 
Chegou (passou) (d)a hora de explorar novos caminhos e não depender só de redes sociais ou de apenas 1 rede social específica para trabalhar a imagem/marketing da sua empresa ou do seu cliente. Ter as redes sociais como suporte para atendimento, relacionamento e divulgação de produto é excelente desde que seja usada com a ciência de que tudo aquilo ali pode acabar um dia.

#Sasadica
Os cursos do O Melhor do Marketing aborda bem essa questão de posicionamento e comunicação das empresas em várias redes sociais. Vale a pena fazer um curso para conhecimento, capacitação e atualização.

#Sasadica 2

Quer saber qual a melhor rede social para a sua empresa atuar? Me mande uma mensagem e vamos conversar. =)

Compartilhe
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  
  •  
  •