O mundo digital e suas mudanças… Se você não se adaptar, viverá fazendo reclamações e nunca achará soluções para os problemas/mudanças que vão surgindo.
O iconosquare agora é pago, o facebook não aceita mais monitoramento e várias outras mudanças que ainda estão por vir. Eu disse neste post que é necessário ter uma visão mais ampla no que se diz: redes sociais, marketing e comunicação on line.
E agora? Qual ferramenta eu consigo fazer monitoramento do instagram? Acompanhamento de hashtag? Qual o melhor horário para postar no Instagram? Onde estão os meus clientes? Onde vivem? O que comem?… Tantas perguntas são interpretadas através de números, gráficos, tabelas e muita netnografia, por isso que qualquer mudança deixa os analistas de mídias sociais “doidos”.
Vim falar especificamente do Instagram e apresentar 5 ferramentas de gestão e monitoramento e, talvez, você precise utilizar mais de uma para conseguir algumas métricas específicas.
1. Instamizer – Sim, a minha número 1 e preferida (não é publipost) a ferramenta é paga, mas quer uma dica? Divide a assinatura com um colega que eu tenho certeza que vai valer muito a pena cada dinheiro investido.
Tipos de métricas que a ferramenta apresenta: crescimento de seguidores, seguidores perdidos, agendamento de post (ainda não agenda vídeo), curtir por hashtag, seguir por hashtag, seguir todos os perfis de uma determinada conta, responder comentários. Relatório premium: qual a localização que a maior parte dos seus seguidores estão, melhor horário para postagem e várias outras métricas legais… Acredito que eles tenham um período free da ferramenta para você testar.
2. PickDeck – Gratuita – Nessa ferramenta você pode acompanhar vários outros feeds em colunas ou até mesmo monitorar as hashtags. Super fácil de usar e bem objetiva.
3. Latergram – Gratuita – Ferramenta de agendamento de post para Instagram. O legal dessa ferramenta é que ela também pode ser usada como app do celular e ela te manda uma mensagem te lembrando do post.
4. Minter.io – Paga – Ferramenta paga que também traz relatórios mais completos dos perfis do Instagram como: melhor horário para postar, crescimento de seguidores, etc…
5. Cur.to – Grátis – Ferramenta para acompanhamento de hashtag, mas só aparece na ferramenta as fotos públicas, as fotos de usuários privados não aparecem aqui.
Mais uma #Sasadica para você que precisa fazer relatórios esporádicos ou para uma campanha específica: faça o plano grátis de alguma dessas ferramentas e brilhe no seu relatório! Se você precisa com mais frequência acho que vale a pena repensar no investimento de ter uma ferramenta mais robusta para você fazer o seu planejamento e relatório com dados mais concretos.
Se conhecer mais ferramentas legais indique nos comentários. =)
Obs: Com constantes mudanças pode ser que alguma dessas ferramentas tenham descontinuidade ou deixam de ser gratuitas e começam a ser pagas.
Obs 2: Essas ferramentas são para utilização no PC, provavelmente existem outros apps para celular com a mesma funcionalidade.
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