Terminei de ler o livro “Pense Simples” do Gustavo Caetano (CEO e Fundador da Samba Tech), de uma visão geral eu gostei bastante do livro, achei fácil de ler pela aproximação do Gustavo com a linguagem bem popular e informal. Marquei muitas frases, estratégias e ‘conselhos’. O livro traz um pouco da “pegada do empreendedora” de: não importa como, comece! Da mesma forma que mostra um pouco da realidade e compartilhamento de estratégia de liderança e gestão.
O medo e a insegurança faz parte da jornada empreendedora mas quando você alia isso ao seu propósito de vida fica um pouco mais ‘leve’.
Como ser inovador?
Pense em produtos/serviços que irão resolver a vida das pessoas, atrás de todo incômodo existe uma oportunidade. Pense nisso 😉
Mas tenho uma nota importante do livro: Saia do seu lago – “sardinha só nada com sardinha e tubarão só nada com tubarão” escolha nadar com tubarões. Procure pessoas que estão à frente de outros projetos, peça conselhos, compartilhe experiências e o mais importante: cuide das suas alianças.
E se eu errar?
Erre depressa e aprenda depressa. Erre de novo mas erre diferente. Todo erro traz um aprendizado e você não pode ficar empacado no erro. Pense rápido e anote todas as possibilidades de soluções, afinal de contas, as ideias só se tornam realidade quando você testa.
E já lá nas últimas páginas do livro me deparei com “os vínculos emocionais” uma empresa quando cresce muito ela esquece/abandona/perde o vínculo emocional com seus clientes. Já percebeu como parece que as operadoras de telefonia não ligam para o nosso sentimento? Não é errado crescer desde que você lembre que você tem clientes que tem sonhos, que querem bom atendimento. Você já passou pela situação tipo: depois que a empresa X cresceu ficou horrível? Pois é, precisamos aprender com este tipo de erro.
Cresça, floresça!
Compre o livro “Pense Simples” AQUI