Home Office, Coworking e Escritório Móvel – Qual é o seu perfil de trabalho?

O local (espaço físico) que você trabalha não pode definir a qualidade do serviço que você presta, mas com certeza tem uma parcela de influência. Vamos falar sobre trabalho home office, coworking e escritórios móveis.

Se você trabalha com prestação de serviço na maioria das vezes o seu trabalho é mensurado por entrega e quando trabalhamos com entrega não importa o “9h às 18h” não importa se vc trabalhou um dia até 15h e outro até 00h… o seu trabalho será mensurado pela sua entrega! Então, a primeira coisa que deve ser respeitada é qual o tipo de concentração que o seu trabalho te exige e qual é o seu perfil em relação a isso.

Por exemplo:  se você é uma pessoa que qualquer cheiro, barulho ou conversa tira a sua atenção talvez trabalhar em um escritório móvel (café, praças, aeroportos, etc…) não seja uma boa opção pra você.

Se você até tem uma alta facilidade em se concentrar e produzir em qualquer lugar onde o que importa é só seu computador e fone de ouvido você pode trabalhar feliz em escritórios móveis: ônibus, praça, aeroporto, cafés, shoppings, etc…

Vamos às opções:

Home Office: tenha um espaço físico na sua casa pra você trabalhar! Uma mesa que não seja a mesa da sala, copa ou cozinha, um quarto/espaço em que as pessoas respeitem que ao você estar ali isso significa que você está trabalhando. Você não precisa de um espaço super decorado e maravilhoso como os do Pinterest ♥ mas você pode delimitar “uma área de trabalho”. Assim o seu cérebro vai entender que: ao chegar ali você vai trabalhar e precisa se desligar das outras coisas.

Se você é uma pessoa que tem uma família grande, é o responsável por ir comprar pão, levar a mãe no supermercado e ir pagar as contas de todo mundo de casa aprenda já a dar limites! Você precisa educar a sua família de que aquilo ali é o seu TRABALHO e o seu cliente merece respeito e atenção. Por isso, tenha disciplina com horários e crie regras.

Coworking: se você trabalha sozinho de vez em quando é bom visitar alguns coworkings para sair da ‘solidão do home office‘ (código de indicação: r30559), conectar com outras pessoas/empresas e respirar um novo ar. O coworking é excelente opção também pra quem trabalha com equipe remota e precisa fazer encontros semanais ou quinzenais pra passar pauta, criar campanhas, etc… e lógico, reunião com cliente para apresentar algum resultado, ação, etc…

Dica pra escolher um coworking: veja um local que seja de fácil acesso pra todo mundo. Perdemos muito tempo com deslocamento e isso as vezes não é bom… Eu recomendo dar uma olhada no site ou app do Beer or Coffee ele tem uma lista bem legal de coworkings de todo Brasil e você pode conectar com outras pessoas e aumentar sua rede de relacionamento e fazer um bom networking. Outra coisa importante na hora de escolher um coworking é a infra estrutura, vai precisar de sala de reunião? Gosta de tomar um cafezinho enquanto está trabalhando? Precisa levar marmita ou algum lanche pra colocar na geladeira ou microondas? Tem alguns espaços que oferecem cozinha e outros não.

Escritório móvel: se você consegue mudar de ambiente diversas vezes durante o dia e não perde o raciocínio esse formato aqui é bem sustentável e ideal pra você! Tem pessoas que ao ligar o computador em um estalar de dedos já consegue fazer toda produção, pensar estrategicamente, ter criatividade, etc… São pessoas altamente produtivas independente se estão no café, no corredor de um shopping, na praça pública ou dentro do ônibus. Qualquer lugar é lugar pra trabalhar e não precisam daquele tempo inicial para o ‘cérebro acordar’.

Minha experiência:

Com todos esses anos de home office eu fiquei uns 3 meses fixa em um coworking… foi muito bom! Mas com os andamentos dos projetos optamos por experimentar fazer home office e fazer encontros semanais em coworking que são necessários para troca de ideias e pensamentos em conjunto… assim a gente economiza em tempo dentro do ônibus, comida, etc… Encontros com clientes para apresentação de relatórios e novas campanhas também são sempre no coworking. Vamos ver até quando esse formato vai funcionar… Porque eu acredito que a vivência em equipe é muito importante, por isso sempre estamos em contato.

E você? Como trabalha? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários.

Aproveitando: Estarei no Reload – Seminário de Marketing Digital promovido pelo Sebrae/MG e vamos bater um papo sobre nômades digitais e profissionais independentes. Vamos?

Faça sua inscrição com desconto especial para leitores do blog AQUI

Compartilhe
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  
  •  
  •