Empreendedorismo e Dinheiro – 5 dicas pra te ajudar nas finanças do seu negócio.

Você sabia que o faturamento da sua empresa não significa ser o seu salário? Essa é a parte que muitos gurus do “faça o que você ama e não importa mais nada” não falam: FINANÇAS! Empreender não é um ‘estado de espírito’, tem que ter perfil, resiliência, entender de gestão, vendas e cuidar do dinheiro de uma forma inteligente.

Na jornada empreendedora o assunto ‘finanças’ ou é o problema inicial ou ele se torna um problema durante o processo. O empreendedor estuda o que tem na internet, faz planilhas, tenta fazer sozinho e as vezes isso pode dar certo ou não. Eu mesma achava que eu tinha dinheiro só porque tinha dinheiro em caixa mas eu não sabia que aquele dinheiro que estava ali já estava todo comprometido.

Nem sempre quando iniciamos um negócio pensamos na diferença entre: salário x faturamento. Cuidamos dos custos, fazemos milhares de planilhas de “movimento de caixa”, vende um produto x e com o dinheiro compra mais material para fabricar o produto x + z e por aí vai… mas onde está o seu dinheiro? Qual é o valor do seu custo operacional? E seu custo fixo e variável? Quanto custa sua empresa por mês? Qual a sua meta de produtos/faturamento?

Por um tempo, (quando eu não sabia a diferença de faturamento x salário) eu achava que não estava no prejuízo porque eu sempre tinha dinheiro em caixa, na época era apenas 1 conta corrente e tudo anotadinho no papel, planilhas, ferramentas externas e tudo mais… Mas eu tive o privilégio de ter do meu lado a Lucimar, ela é consultora financeira e chegou para me dar “luz” em meio aquele tanto de número que eu ACHAVA que estava dominando mas na verdade eu não estava… eu estava era no vermelho.

Fizemos plano de custos, custo médio de cada produto, provisionamento, valor de produto x,y,z, etc… Aprendi que uma empresa tem CNPJ e não coração e isso me ajudava em diversas tomadas de decisões e negociações com fornecedores e clientes. Nessa época eu tinha um ecommerce e além dos produtos eu precisava saber ou estudar sobre estoque e fluxo do comércio eletrônico.

Se você está perdido vou te dar 5 dicas do que aprendi e estou aprendendo diariamente no meu relacionamento com dinheiro e empreendedorismo.

  1. Não recuse ajuda de uma pessoa que entenda de finanças, aprenda a delegar tarefas e concentre-se no que você é bom. A Planos Meus pode te ajudar 😉
  2. Nunca, jamais em nenhuma circunstância misture o seu dinheiro pessoal com o dinheiro da sua empresa. Se for necessário, abra conta em outro banco mesmo que você não tenha CNPJ. Abra em um banco digital, assim você não tem taxas mensais. Indico o Banco Inter.
  3. Faturamento não é salário!!! Por isso é importante você ter contas separadas, sua empresa precisa te pagar um salário fixo (pró labore) e você não pode mexer no dinheiro da sua empresa. Disciplina hein!
  4. Pagar primeiro, gastar depois. Aquela regrinha que a gente lê em tudo que é canto mas nem sempre é possível seguir rsrs. Se possível, mantenha seus recebimentos em datas próximas e coloque suas contas para vencer sempre em datas posteriores. Exemplo: Se você recebe valor mensal de clientes coloque uma data limite até o dia 13 e coloque suas contas para vencer depois do dia 20, assim você terá $ para pagar. Indico a ferramenta Zeropaper pra fazer essa gestão.
  5. Se você não recebe dinheiro mensal e depende de vendas, recomendo ajuda de um consultor financeiro para juntos vocês estudarem sobre: capital de giro, dias do mês que costuma ter mais vendas, fluxo de produtos, promoções, etc…

Por falar em capital de giro… Ele é da sua empresa e não seu!

Se você também tem outras dicas referente a finanças, comente aqui e vamos ajudando uns aos outros a não ficar no vermelho.

Compartilhe
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  
  •  
  •