Afinal, o que são as chamadas SOFT SKILLS?

Afinal, o que são as chamadas SOFT SKILLS e porque são tão importantes no mercado de trabalho atual?

Sabe-se que Soft skills serão a prioridade dos recrutadores em 2022 na hora da contratação, já que as habilidades emocionais são tão importantes quanto as técnicas no ambiente de trabalho e é por isso que iremos explorá-las neste artigo:

Na tradução para o português, as soft skills são as “habilidades leves”, significam na prática algumas competências comportamentais e emocionais importantes para todo indivíduo ser bem sucedido no seu ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. Diferentemente das HARD SKILLS – que são todas as qualificações técnicas e concretas que o indivíduo possui, adquiridas por meio do conhecimento e capacitação – as SOFT SKILLS são do âmbito comportamental, portanto, são subjetivas.

Se você fizer uma rápida busca pela internet, verá que as principais competências que aqui falaremos, tratam-se de capacidade para resolver conflitos, espírito de liderança, tomada de decisão, facilidade em trabalhar com equipe, possuir pensamento crítico, entre outras.

Existem inúmeras vantagens em contratar pessoas que tenham soft skills desenvolvidas. As soft skills são necessárias, por exemplo,  na resolução de problemas do dia a dia; aqueles profissionais que são proativos tendem a procurar  soluções por conta própria. Dessa maneira, a equipe torna-se dinâmica e tudo será mais rápido e eficiente.
Também, aqueles que possuem pensamento crítico tomarão decisões mais assertivas, pautadas não só na lógica mas na análise das situações como um todo.
A tão falada inteligência emocional é quando o profissional consegue avaliar suas próprias emoções e se regular, mesmo quando encontra-se sob pressão. Em várias empresas já existem departamentos ou cargos  voltados para a Saúde Mental, como é o caso da Ambev que implementou essa medida.

Cervejaria Ambev – Confira o artigo da Revista Exame clicando na imagem

Conforme o último CEO do Linkedin e empresário norte-americano, Jeff Weiner: “Habilidades, não diplomas, definem os melhores talentos.”. Dito isso, é fácil perceber a importância das aptidões mentais, emocionais e sociais perante as aptidões concretas. Nos dias atuais, você pode ser contratado pelo seu currículo, mas definitivamente poderá ser demitido por seus comportamentos.

Jeff Weiner, CEO do LinkedIn

No entanto, na hora de formatar seu currículo esteja atento: Apesar das soft skills poderem estar presentes no seu currículo, são habilidades subjetivas e não comprováveis rapidamente. Por isso, de prioridade as hard skills no CV e  as suas outras habilidades emocionais serão demonstradas na entrevista, no modo de se expressar e em demais testes dinâmicos.

Compartilhe
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  
  •  
  •