Existem várias formas de ‘encurtar’ o caminho para ter uma boa conversa com o cliente, e uma das mais utilizadas ultimamente é o Whatsapp.
Você pode utilizar o aplicativo para fazer atendimento, enviar promoções, novidades, relacionar com seu cliente em datas comemorativas ou enviar promoções exclusivas.
Mas para essa conversa ser saudável e você ‘merecer’ a atenção do seu cliente de forma que ele não deixe a mensagem lá guardada para ler depois, alguns cuidados são fundamentais.
Vou deixar aqui 5 dicas para a sua empresa sair bem no Whatsapp.
1) Não envie mensagens sem autorização prévia do seu cliente. Quando você faz isso você está invadindo um espaço e gerando SPAM= mensagens não solicitadas. Você pode fazer uma postagem na sua rede social com o seguinte anúncio: Assine a nossa lista de transmissão (ou entre no nosso grupo) para receber novidades, dicas e promoções em primeira mão. Envie uma mensagem para (xx)xxxx-xxxxx (número do seu whatsapp) com a frase “quero entrar na lista”.
Importante: cuidado com o horário do envio de mensagens e com a quantidade de mensagens enviadas por semana. Mensagens todos os dias pode ser chato
2) Dê preferência em criar lista de transmissão ao invés de grupo de clientes, lembrando que em caso de lista de transmissão, para a outra pessoa receber a sua mensagem é necessário que ela tenha o número do seu celular na agenda dela.
Se você decidir criar um grupo para seus clientes, tenha como regra que as postagens são exclusivas da loja e tenha bom senso no número de postagens por dia ou semana.
3) Utilize Whatsapp Business (caso você tenha celular Android). Coloque seu horário de atendimento e crie ‘etiquetas’ personalizadas para cada tipo de cliente. Ex: cliente novo, pendente de pagamento, etc… Ou, se você é por exemplo um salão de beleza, você pode criar as etiquetas por serviço ou por cada profissional de preferência.
Cadastre respostas automáticas de ausência, saudação e respostas prontas para facilitar o atendimento.
Vou deixar alguns exemplos aqui embaixo:
4) Evite áudios! Nem sempre as pessoas conseguem ouvir áudios, sempre dê preferência para envio de mensagens de texto. Seja objetivo e direto.
5) Mensagem: evite mensagens de utilidade pública, cunho religioso, bom dia, boa tarde e boa noite. Seja útil, interessante e profissional.
Dicas bônus:
- Aproveite o status para levar o seu produto/serviço até o seu cliente. Essa é uma excelente forma de aproximação.
- Tenha um link personalizado para utilizar na internet para as pessoas entrarem em contato com você, muito recomendado para colocar no lugar de ‘site’ no Instagram. Crie seu link no site: https://wa.me
Coloca 55+DDD+Celular. Por exemplo: https://wa.me/5531xxxxxxxx
Assista minha participação no Programa De Tudo Um Pouco falando sobre o assunto: