Posicionamento de marca – Como devo fazer?

Esses dias uma pessoa me pediu pra ajudá-la orientando em quantos post e quantos anúncios ela deveria fazer pra conseguir alcançar um determinado objetivo, que era fazer lançamento de um produto novo.
Eu sorrindo respondi: não existe receita para este sucesso, no seu caso é necessário trabalhar o seu posicionamento, reputação, linguagem, mensagem, comunicação, público etc…

No caso desse exemplo acima, a pessoa não tem nada criado, ela nunca trabalhou sua imagem nem a imagem da sua empresa, então, muita coisa deveria ser feito ainda do zero.

Mas o que é esse tal de posicionamento? O que devo fazer pra conseguir ‘achar’ o meu?

Reconhecemos o posicionamento como a batalha na mente do consumidor. O que você promete que conquista corações e mentes? Tudo isso está aliado à confiança e integridade da sua entrega. Qual é a sua diferenciação diante às outras promessas que parecem ser iguais as suas?

Exemplo:
Você é uma maquiadora, qual é a diferença de fazer uma maquiagem com você ou com sua concorrente?
Você que é músico/cantor/autônomo ou seu serviço/produto está diretamente ligado ao seu nome/imagem,  é necessário pensar na sua reputação, comunicação, linguagem e a forma que você se conecta emocionalmente com outras pessoas. Não esquecendo claro, da mensagem principal que você vai transmitir. Existe todo um trabalho por trás de cada caso, por isso o posicionamento é personalizado.

É importante lembrar que: posicionamento está diretamente ligado às ações que você faz para reforçar sua marca na mente das pessoas. Um trabalho de construção que envolve também branding, público, comunicação, linguagem, mercado, etc…

Em um mundo altamente conectado onde as pessoas já não gravam quase nada na memória e as lembranças são ‘terceirizadas’ para uma memória de um celular ou de uma rede social, ter esse espaço na mente do consumidor é uma tarefa que requer muita dedicação.O “top of mind” é o principal objetivo: pensou maquiagem, pensou FULANO. Pensou em pintor, pensou tal pessoa… É aquela situação quando você fala para um amigo: “preciso de uma pessoa que faça o serviço X ou que venda o produto Y” e ele: já tenho quem te indicar! Pessoa Z é boa nisso…

Importante: respeite suas limitações, seu estilo de vida e sua história. Se você não é bom em atuar você não precisa criar um personagem só para aparecer na internet. Você vai atrair pessoas que se identificam com você e a forma de você falar/propagar a sua mensagem.

Uma marca dinâmica, com personalidade e com a sua razão clara de existir conecta pessoas à sua essência.

Vou deixar aqui uma imagem bem básica pra você fazer as suas anotações das ações que você pode ter daqui pra frente para conquistar seu espaço na mente do seu público.

 

 

Compartilhe
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  
  •  
  •