Marketing de Diferenciação – O que é e como fazer?

Em um mundo altamente competitivo como se diferenciar no seu mercado e conquistar a confiança dos seus clientes?
Olha, pra mim, em primeiro lugar é você precisa pensar que você não é ‘pra todo mundo’. Estamos vivendo em um mundo altamente conectado e existem pessoas muito famosas que você não conhece, sabe por que? Porque elas ‘não são pra todo mundo’ e pra falar a verdade, nem precisa ser.

Em uma palestra eu ouvi algo muito legal que dizia: dificilmente vai existir uma nova “Madonna” ou um novo “Michael Jackson” nomes que antigamente se escutava desde criança até a vida adulta. Nós vivemos hoje com uma série de nomes famosos de youtubers, atores e marcas que nunca ouvimos falar mas quando vamos procurar saber, eles são famosíssimos em seus grupos de interesse.

Sabe aquela manicure famosa do bairro? A moça que vende docinhos deliciosos que você precisa encomendar com meses de antecedência? Elas também são ‘famosas’ em seus grupos. E, por que não montar o SEU grupo? Todo esse envolvimento  nada mais é que uma ‘conexão emocional’ onde de um lado tem uma pessoa que precisa de algo e do outro tem a pessoa que resolve aquele problema de uma forma que a pessoa que precisa de algo se identifica com seus valores, jeito de ser e forma de trabalhar.

Marketing de diferenciação é bem definido como:

“Em sua essência, o marketing de diferenciação pode ser definido como um conjunto de estratégias de divulgação que torna uma marca ou empresa reconhecida por suas particularidades diante da concorrência. “

Trazendo uma visão um pouco mais prática pense menos na sua concorrência e mais em você e no seu ‘grupo’ de clientes. Lembre-se: se você tem um grupo de 10 clientes eles podem se multiplicar pra 20, 30, 40 e por aí vai…

1. Pratique a escuta! Com certeza seu cliente tem dúvidas, desejos e dores que você pode ajudá-lo a resolver. Essa escuta ativa mostra que você tem interesse em ajudá-lo e através dessa escuta você pode criar conteúdo para seus clientes e prospects (pessoas que ainda não compraram com você) nas redes sociais/site.
2. Chame seu cliente pelo NOME. Mesmo que você receba um inbox de uma pessoa que ainda não é o seu cliente chame-o pelo nome e demonstre interesse em escutá-lo e tirar suas dúvidas ali mesmo. Seja prático!
3. Invista em relacionamento. Neste post tem algumas ações que você pode começar hoje mesmo.
4. Tenha algum produto/serviço exclusivo para os seus atuais clientes. Quando você demonstra valor o preço não fica evidente.
5. Posicionamento. Neste post você pode ler mais sobre isso.
6. Não precisa inventar moda. Menos é mais principalmente porque lidamos com PESSOAS. Você não precisa inventar, você precisa SER. isso já basta.

:: Vamos bater um papo rapidinho sobre empreendedorismo e marketing? Pode marcar seu horário AQUI ::

Compartilhe
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  
  •  
  •