Separando os seus melhores produtos para sua estratégia de promoção usando a Matriz BCG

A Matriz BCG é uma ferramenta de análise gráfica para definir e comprarar os melhores produtos ou negócios de uma empresa com o objetivo de tomar as melhores decisões na hora de montar a sua estratégia de vendas.

E neste artigo você vai aprender a usar a análise para separar os melhores produtos usando a Matriz BCG e determinar como será a sua estratégia para a Black Friday.

Antes da gente prosseguir aqui eu preciso que você tenha em mãos a sua planilha financeira com as seguintes colunas:

Produto | Preço de venda| Custo |Margem de lucro | Vendas

 

Esses dados são ESSENCIAIS e MÍNIMOS pra você tomar qualquer tipo de decisão estratégica na sua empresa. Caso você nunca tenha feito essa tabela, eu sugiro você procurar urgente um consultor financeiro.

 

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Como é feita a análise BCG?

Antes de começar, você precisa conhecer bem os produtos da sua empresa e listá-los em ordem crescente. Isso vai facilitar a sua visualização na classificação dos quadrantes. O uso de uma planilha financeira vai te ajudar a colocar os produtos em cada quadrado.

Matriz BCG

 

Como classificar a matriz BCG?

Agora que você já listou todos os produtos, é hora de classificá-los de acordo com as 4 categorias.

Estrela: Margem de lucro alta e alta popularidade. Esse é o tipo de produto que vende sozinho e sem muito esforço. Vc pode oferecer um desconto nele ou então fazer um combo com outros produtos de popularidade menor.

Coração: Margem de lucro alta com baixa popularidade. O produto que é bom pra você mas ainda não é atrativo para o seu público. Dê destaques para este produto em campanhas, faça combinado com algum produto estrela e tente aumentar a popularidade dele ou descobrir porque as pessoas não estão gostando dele.

Vaca Leiteira: Margem de lucro baixa com alta popularidade. Provavelmente este é o seu produto que mais chama atenção, ou o famoso “chamariz”. Ele não é tão rentável $ mas atrai público. O tipo de produto que não dá pra fazer muita promoção com ele, tente transforma-lo em uma estrela para aumentar a sua margem de lucro.

Abacaxi: Margem de lucro baixa e popularidade baixa. Resumindo: está parado no seu estoque. Mexer com esses produtos é bem delicado porque envolve dinheiro! Eles com certeza não caíram no gosto do seu público. Tente aumentar a margem de lucro ou a popularidade com algum combo com produto estrela. Aqui vai ser necessário fazer testes.

Obs: tudo isso que foi falado aqui é com o objetivo de fazer uma orientação mais básica da matriz. Saber a sua margem de lucro / custo do seu produto é o mínimo pra você não ter prejuízo!!!

Matriz BCG

Na prática:

Neste vídeo, expliquei na prática como fazer sua Matriz BCG de forma rápida e descomplicada.

 

Agora que você já sabe o que é e como fazer uma Matriz BCG, bora separar os melhores produtos e vender muito, seja na Black Friday ou em qualquer época do ano.

A análise BCG é bastante útil quando queremos definir quais produtos merecem receber mais investimentos, recursos ou excluir do portifólio.

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