5 dicas essenciais de Marketing para bandas e músicos

Nos dias de hoje, o marketing para bandas e músicos é fundamental para alcançar o sucesso. E qual músico não que ter suas obras nos treding topics e na mente das pessoas, não é verdade?!

O marketing digital é a forma de criar consciência sobre sua marca, produzir conteúdo de qualidade e promover seu trabalho através da internet.

Mas para chegar de forma eficaz no seu publico-alvo, é preciso que você saiba pelo menos o básico de marketing musical ou então, contratar um profissional especialista na área para elaborar a melhor estratégia que faça sentido para o momento da sua banda/carreira.

 

1)Use as mídias sociais para criar uma presença forte na internet

Para começar, crie um perfil profissional nas mídias sociais para a sua banda ou como músico e use-a para compartilhar seu conteúdo.

Crie conteúdo interessante e com qualidade como vídeos, fotos, áudios e textos, e compartilhe-os nas plataformas sociais.

Considere a criação de conteúdo em vídeo para aumentar o alcance e divulgar suas canções para atrair a atenção do público.

Aproveite o boom dos vídeos curtos e disponibilize pequenos trechos das suas apresentações, para isso, explore o Shorts do YouTube, TikTok, o reels do Instagram, além do Vimeo e o reels do Facebook.

O marketing para bandas e músicos nem sempre se sustentam organicamente, ou seja, se você quiser alcançar um público ainda mais amplo, considere a criação de anúncios pagos para aumentar sua visibilidade.

Além disso, é importante criar um site profissional ou uma página no wikipedia para que seus fãs possam encontrar facilmente todas as informações que precisam sobre você.

 

2)Distribua suas músicas nas plataformas de streaming

Quando falamos em marketing para bandas e músicos não podemos deixar de fora essa estratégia para aumentar sua visibilidade e o alcance. As plataformas de streaming são uma ótima forma para divulgar seu trabalho.

Ao usar as plataformas certas, você pode alcançar um grande número de pessoas de forma rápida e eficiente.

Distribua suas músicas nos serviços preferidos dos ouvintes como: Spotify, Deezer, Google Play, Apple Music, Bandcamp, Soundcloud e iTunes

 

3)Coloque as letras das suas canções disponíveis na internet

Antigamente, as letras das músicas eram disponibilizadas apenas nos discos e nas capas dos cd´s, mas agora temos várias platafomas disponíveis para isso.

Além do seu site, você pode usar as redes sociais ou serviços específicos na internet como os sites próprios para letras de músicas, veja a lista:

  1. Letras
  2. Vagalume
  3. Cifras Club
  4. Spotify

 

4)Fazer parcerias estratégicas podem trazer mais visibilidade

Se você quiser alcançar novos fãs, considere a criação de parcerias com outras bandas e músicos para promover seu trabalho. Mas atenção para essa parte, a escolha deve ser estratégica e de acordo com o seu objetivo.

 

5)Invista em publicidade

A publicidade é uma ótima maneira de aumentar a notoriedade das bandas e músicos. Existem várias maneiras diferentes de fazer isso. Utilize de meios como anúncios online, anúncios de rádio e televisão, banner, etc. Isso irá ajudar a aumentar o alcance de sua marca e o interesse do público.

Você também pode promover a banda ou músico criando campanhas de marketing, realizando shows ao vivo, e até mesmo organizando competições de música.

Se você aplicar essas estratégias de marketing, você pode alcançar o sucesso a longo prazo.

 

Leia também:

Novidade no Whatsapp: 7 funções liberadas para ajudar negócios locais

Afinal, o que são as chamadas SOFTS SKILLS

Truques para bombar no TikTok

 

Compartilhe
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  
  •  
  •